Dia do Quadro Material Bélico é comemorado por legionários de Jandira, Itapevi e Itapecerica da Serra

São Paulo
Ferramentas
Tipografia
  • Minuscula Pequena Media Grande Gigante
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

A Instituição 1º Base Pré Militar de Itapevi Operações com Cães, promoveu, no sábado (30/10), às comemorações ao Dia do Quadro Material Bélico (QMB). O evento, que incluiu competições civis e militares entre os legionários, teve a participação da FALB (Força Auxiliar Legionária do Brasil), de Jandira e da Cristopol Brasil, de Itapecerica da Serra. O encontro foi realizado no Parque Cidade, em Itapevi, com a tradicional “Corrida da Biela”. 

A guerreira da FALB, Ferreira destacou a programação. “Fizemos diversos exercícios, incluindo queimada, corrida de saco, futebol, cabo de guerra e canções de TFM, além de uma caminhada até o local do evento, onde fomos puxando canções”, explica Ferreira.

Em alusão a data, a Corrida da Biela é uma tradição entre os militares nas atividades comemorativas do  Dia do Quadro Material Bélico - Durante a prova, os soldados correm fazendo revezamento com biela (peça responsável em fornecer a rotação ao sistema de transmissão do motor). Alguns quartéis também utilizam durante o revezamento da biela, a desmontagem e montagem de armas de guerra, para dificultar ainda mais a competição.

Na ocasião, quem venceu a competição foi 1º Base Pré Militar de Itapevi Operações com Cães; em 2º lugar ficou a FALB (Força Auxiliar Legionária do Brasil) e na 3ª colocação, a Cristopol Brasil.

O subcomandante da Base Pré Militar e comandante do Canil, capitão pré-militar Jackson declarou que o evento foi um sucesso e fortalece a relação entre as instituições, apresentando o Canil. “Contamos com dois cães Spirit da raça Bloodhound, na modalidade de cão de busca e resgate de pessoas desaparecidas. Já o cão Bob da raça Golden Retriever é treinado para show dog”, explica Jackson. “A instituição FALB poderá contar com o apoio desta instituição em eventos na cidade de Jandira”, completou.

História 

A data do QMB é marcada pelo nascimento de seu Patrono, Tenente-General Carlos Antônio Napion, nascido em 30 de outubro de 1757, em Turim, na Itália. O QMB foi criado em 4 de novembro de 1959 com o propósito de “reunir, oficiais e praças que exerçam funções relativas à pesquisa, estudo, fabricação, recuperação, armazenamento e manutenção do material bélico: armamento, munições e explosivos, material de guerra química, instrumentos e equipamentos de observação e direção de tiro, viaturas, combustíveis e lubrificantes”.




 

L10 ADS