Prefeitura de Itapevi conclui ampliação do Memorial Parque

Itapevi
Ferramentas
Tipografia
  • Minuscula Pequena Media Grande Gigante
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Itapevi concluiu neste mês a ampliação do Memorial Parque Itapevi (Estrada Lucinda de Jesus, 591 – Cohab). O espaço é o primeiro cemitério vertical 100% biosseguro público do país.

Foram instalados 2.152 lóculos nas quadras 2 e 3. As obras começaram em abril deste ano. O Memorial conta com uma arquitetura moderna e com total acessibilidade. Com uma estrutura única nos cemitérios públicos do país, o equipamento público contará com quatro quadras com 5.448 gavetas.

Os lóculos, sem emendas, são produzidos em fibra de coco, bagaço de cana de açúcar e resina de garrafas pet. Com um sistema moderno, é possível a realização de sepultamentos mais seguros ambientalmente, já que não contamina o ar, o solo ou o lençol freático e reduz o nível de enxofre lançado na atmosfera.

Isso porque existe uma tecnologia única dos lóculos hermeticamente fechados, que trata os gases resultantes da decomposição humana permitindo o lançamento para o meio ambiente sem efeitos poluidores.

Outra vantagem do cemitério vertical é a otimização do espaço: a proporção é de um túmulo convencional para cada sete sepulturas verticais. O novo modelo também permite um sepultamento mais ágil, concluído em apenas dez minutos, enquanto no modo convencional, são utilizados cerca de 55 minutos.

Sobre o Memorial Parque
Inaugurado em 3 de fevereiro deste ano, possibilita a transmissão online do velório para os familiares. Os sepultamentos são feitos das 5h às 17h, todos os dias da semana.

O ambiente conta com paisagismo especial, colocação de lona tensionada, instalação do guarda-corpo e dos corrimãos das rampas acessíveis e iluminação de LED.

Capacidade
O sistema rotativo resolve a necessidade de novas sepulturas com o passar do tempo, já que os corpos permanecem nos lóculos por três anos, sendo direcionados posteriormente para um ossário com identificação do sepultado.

O Memorial Parque é utilizado para os novos sepultamentos e no Jardim Julieta, que já está no limite da sua capacidade, terá sua manutenção garantida, mas sem novos enterros, na parte pública.

L10 ADS