Datafolha: Lula e Ciro Gomes vencem Bolsonaro no 2º turno das eleições 2022

Política
Ferramentas
Tipografia
  • Minuscula Pequena Media Grande Gigante
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

Segundo a pesquisa, no 2º turno o petista vence com 55% dos votos contra 32% de Bolsonaro. Já Ciro Gomes teria 48% contra os 36% do atual presidente 

Em pesquisa divulgada, no dia (12/05), pelo Instituto  Datafolha, realizada com 2.071 pessoas, em 146 municípios, entre os dias 11 e 12 de maio, o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou como favorito nas eleições de 2022, com chances de vitória já no primeiro turno.

Segundo o instituto, no primeiro turno, Lula alcançou 41% das intenções de votos e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 23%. Também aparecem na pesquisa os nomes do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (sem partido) com 7%; Ciro Gomes (PDT), com 6%; Luciano Huck (sem partido), com 4%; João Doria (PSDB) com 3% e empanados Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoedo (Novo) com 2% cada um.

Lula tem chance de vencer no primeiro turno se retirar a candidatura de Luciano Huck e de Sergio Moro, que já declararam não terem interesse em participar do pleito. 

Em um provável 2º turno, o petista vence o atual presidente com margem confortável de 55% a 32%. Lula receberia grande parte dos votos de João Doria, Ciro Gomes e Luciano Huck, enquanto Bolsonaro teria apenas migração dos eleitores de Sergio Moro.

O levantamento ainda aponta que Jair Bolsonaro também perderia as eleições para Ciro Gomes, com resultado de 48% a 36%. Contra João Doria, Bolsonaro teria uma disputa apertada, com empate técnico de 39% contra 40% do governador paulista. 

54% dos entrevistados afirmaram ao instituto que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum em 2022. A rejeição do petista é a segunda maior, com 36%, seguida pelas de João Doria 30%, Luciano Huck 29% e Sergio Moro com 26%.  Ciro é o menos rejeitado com 24%.

O estudo mostra também que Bolsonaro perde para Lula em todas as regiões do país, mas tem apoio maior no Sul e Centro Oeste/Norte. No entanto, o maior reduto do petista continua sendo o Nordeste, onde lidera com 56% das intenções de votos. Entre os evangélicos os presidenciáveis apresentam empate técnico, Lula tem 35% e Bolsonaro 34%. O único segmento que Bolsonaro desponta é no empresarial com 49%, contra 26% de Lula.